15 de jan. de 2013

Sede de Hidrelétrica



Em um planeta como o nosso que só tem a tendência de crescer cada vez mais, nos perguntamos a respeito desse assunto quantos somos? A onde viveremos? Com quais recursos? Nosso planeta abriga bilhões e bilhões de seres humanos espalhados por vários países ao redor do globo a milhares de anos, pessoas nas quais tem várias necessidades, uma delas, e talvez principal a extração de recursos naturais encontradas na nossa natureza sendo ela indispensável à vida na terra: a água. A água é um recurso indispensável para toda forma de vida no nosso planeta, desde os primeiros habitantes até o mundo atual, seu papel é fundamental na nossa sociedade global, pois é através da mesma que conseguimos o desenvolvimento da população através dos anos, sem contar com seu papel fundamental que temos no nosso cotidiano usado para muitos fins entre eles a Alimentação, a Agricultura, entre outros, mas o principal de todos está na produção de energia.
Diferentes de outras formas de energia como o vento, a água doce utilizada por todos os seres representa apenas 3% própria para o consumo, sendo assim um recurso que um dia poderá acabar no nosso planeta, ou simplesmente ficar escassa como já está acontecendo em alguns países e cidades do Brasil. O Brasil entre todos é o país mais contemplado de todos, pois detém cerca de 53% de toda a água doce do manancial na América do Sul, com o maior rio, o Rio Amazonas. O uso dos rios do Brasil além de atender toda a nossa necessidade, tem grande importância na geração de energia, as famosas hidrelétricas.  Dentre elas podemos citar 3 grandes no Brasil: Usina hidrelétrica de Itaipu, abrange o rio Paraná no estado do Paraná, Usina hidrelétrica de Belo Monte (Em construção) no rio Xingú, localizada no Pará, e a Usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no rio Tapajó no estado do Pará. Mas o que nos chama a atenção ultimamente quando ligamos a televisão, é a famosa crise do apagão que Pode Ocorrer no Brasil, há aproximadamente 12 anos ocorreu nos dias 01 de julho (2001) e 27 de setembro (2002) a crise do apagão. Esta crise foi gerada devido a um período de negligência de chuva que deixaram várias represas vazias, o que gerou a falta de energia. Após um longo período o Brasil passou por um racionamento durante o governo FHC que teve que cortar cerca de 20% do consumo da energia, ficando de fora apenas à região Sul devido a ter períodos de chuvas estáveis o que ajudou a encher suas represas.
O ritmo de crescimento do uso de energia cada vez cresce mais, então nos perguntamos se o apagão nos dias atuais pode acontecer ou segundo informações é só um desculpa para a construção de Belo Monte, usina que irá gerar 11 233 MW localizada no Pará?
Pois então esta futura construção de usina hidrelétrica terá impactos significantes naquela área, podemos citar entre elas as secas e alagamento, desmatamento entre outros, sendo o principal, no meu ponto de vista, a retirada de povos indígenas daquela região, embora grupos de ambientalistas denunciem enormes impactos ambientais que está acontecendo naquela região, o governo brasileiro da como base de desculpa a necessidade de gerar energia. Mas então que necessidade é essa de desabrigar 20 vinte mil pessoas e acabar com a bela região na qual será construída? 
É desta forma que acontecem as coisas no Brasil, destruindo paisagens para construir recursos num país que creio que não é preciso ter a 3° maior hidrelétrica do mundo, não haverá apagão se tomarmos consciência do uso racional da energia, quem sabe se tomarmos consciência não precisaremos construir cada vez mais hidrelétricas pelo Brasil, não destruindo algumas paisagens que com essas e outros tipos de construções do governo que se perdeu no fundo de uma represa.






http://www.youtube.com/watch?v=TWWwfL66MPs











Nome: Gabriel Franco

Um comentário:

  1. O argumento está muito bom, mas o texto ainda está meio "truncado" em algumas partes. Veja, por exemplo, quando você diz: "a água doce utilizada por todos os seres representa apenas 3% própria para o consumo". A idéia que passa ao leitor, é que de toda a água doce que existe, apenas 3% está adequada para o consumo, enquanto que a realidade não é essa. A interpretação correta é de que de toda a água que existe no planeta, apenas 3% são de água doce, sendo que destas, 2% estão nas geleiras e apenas 1% está disponível para o consumo humano. Pode até ser que você tentado dizer isso, mas a forma como escrevemos faz toda a diferença na forma como as pessoas interpretam o que estamos querendo dizer.

    ResponderExcluir