15 de jan. de 2013

Procurar Alternativas é o Caminho


Nos últimos anos a população mundial vem crescendo consideravelmente, quando analisada e comparada aos números atuais que explicam esse crescimento, sendo hoje, um total de aproximadamente 7 (sete) bilhões de habitantes em todo o mundo. Com o aumento da população, consequentemente vem crescendo o consumo em todos os setores presentes da economia de qualquer país, mas especificamente no Brasil, percebe-se claramente esse aumento. A natureza sempre ofereceu ao homem condições para desenvolver suas atividades e principalmente na obtenção de alimentos para a sua sobrevivência. Sendo assim, uma das maiores fontes de energia utilizada no Brasil, vem da força das águas, sendo ela armazenada em grandes reservatórios, para tocarem enormes turbinas. Entretanto nos locais em que foram construídos esses reservatórios, ficaram debaixo d’água cidades, lavouras e matas, por exemplo, que trazem à pessoas recordações e lembranças que simplesmente foram ignorados pelo sistema capitalista. Na construção dessas grandes obras, o argumento utilizado pelos governantes, é que o país está crescendo e necessita cada vez mais de energia elétrica, para o setor industrial principalmente, e que a população não sofra com os “apagões”.
É certo que o país vem crescendo tanto na economia quanto no número de habitantes no território brasileiro. O capital está de olho nesse crescimento, ou seja, se pessoas tem mais dinheiro, irão comprar mais do que o costume, refletindo esse ciclo no aumento do consumo de energia elétrica por parte das indústrias e/ou fábricas. E porque não investimos o dinheiro das construções das grandes barragens, em projeto para a captação da energia solar, sendo que o Brasil recebe grande quantidade de raios solares em toda a extensão de seu território, por exemplo? Claro que o custo desse novo método de produção de energia é caro, mas pode ser pensado como substituto de outros métodos.
Devemos saber explorar a natureza com grande moderação, não esquecendo que nossas florestas, por exemplo, abrigam grandes quantidades de espécies de animais e plantas, e com a construção de barragens, ficam completamente ameaçadas.  Se não queremos que isso aconteça, podemos mudar essa realidade quando ouvimos falar em grandes obras, sendo que as vezes nossas atitudes não irão atingir diretamente os projetos, mas indiretamente podemos interferir nesses processos. Mas como? Adquirir menos produtos eletrônicos, por exemplo, pois consequentemente não irá consumir energia; comprar apenas o necessário, pois de alguma forma nossa ação afetará a natureza.
Portanto, não importa a quantidade de obras para mostrar aos outros países que estamos crescendo, mas preocupar-se com a qualidade de vida das pessoas, pois pessoas com qualidade de vida saberão controlar os recursos oferecidos pela natureza, não os esgotando. Procurar caminhos alternativos é a solução para os “apagões” no Brasil.

Referências:
Energias Renováveis, disponível em:
O crescimento populacional no mundo, disponível em:
Energia Solar, disponível em:
A crise de energia no Brasil, disponível em:

Vinicius Silveira dos Santos


3 comentários:

  1. Excelente argumento, mas senti falta de alguns dados que viessem a reforçar tuas afirmações!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar que vai um pequeno desconto no item "recursos" pelo atraso na postagem!

    ResponderExcluir
  3. Veja também esse artigo :http://energiahidrica.com.br/energia-hidrica/

    ResponderExcluir