10 de jan. de 2013

Lixo e luxo

Fonte: essetalmeioambiente.com

A crescente urbanização das cidades, com um grande aumento demográfico, aumentando a demanda de todos os serviços e produtos (duráveis e não-duraveis). Acabaria criando um problema para a sociedade; resíduos sólidos que originários de indústrias, casas residenciais, escolas etc.
Esse novo problema das cidades e principalmente grandes metrópoles , que afeta diretamente o meio ambiente, a sociedade e economia da gestão do governo. Uma lei que vem para tratar desse problema dos resíduos sólidos é a Lei nº 12.305/10 em 2 de agosto de 2010, que irá instituir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Como principais objetivos:
- A não-geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos.
- Destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.
- Diminuição do uso dos recursos naturais na produção de novos produtos.
- Intensificação de ações de educação ambiental.
- Aumento da reciclagem do país.
- Promoção de inclusão social.
- Geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis.
            Alguns dados para entender melhor as dimensões dos resíduos no Brasil; a média de produção de lixo por cada brasileiro é de 1,1kg/dia; são coletados 188.8 toneladas/dia de resíduos sólidos e desse total 50,8% dos municípios destinam os seus resíduos para lixões.
salvemmaeterrarosyluzes.blogspot.com
            É possível ganhar dinheiro com o lixo, através da reciclagem. A coleta seletiva é uma ferramenta de fundamental importância para ocorrer de forma funcional. Através da separação dos variados tipo de lixo é possível ter uma melhor reciclagem e menor quantidade de resíduo leva para aterros sanitários os quais englobam todo material descartado pelas pessoas e um único local sem nem um maior proveito do mesmo. Materiais das seletas são comprados por empresas para serem reciclados.
jangadeiroonline.com.br
            Os catadores aparecem de forma importante, ““Noventa e nove porcento do material reciclável que vai para a indústria passa pelas mãos dos catadores organizados e não organizados”, relatou o articulador e um dos fundadores do movimento, Eduardo Ferreira de Paula, também secretário da Rede Latino Americana e do Caribe de Catadores.”. A intervenção dos catadores além de melhorar na seleta, possibilita uma renda e diminuindo a necessidade de lixões, podendo assim ser reciclado o material. O material mais cobiçado pelos catadores é o alumínio devido ao seu alto valor de venda.
            É de grande importância a colaboração de todas as pessoas na hora da separação do lixo, pois sem ela, o resíduo é tratado como um todo e sendo transportado para aterros sanitários na maioria das vezes. Aterros mal estruturados causam dano para o meio ambiente e sociedade, poluindo solo e água.
            Não devemos esquecer também, pois, de grande relevância para a sociedade, a estruturação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que implica de forma positiva um avanço para o meio a qual vivemos, social e ambiental.

           
           


Referências:
Meio Ambiente, Gestão do lixo, Resíduos sólidos. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo

Meio Ambiente, Gestão do lixo, Reciclagem. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo/reciclagem

Meio Ambiente, Gestão do lixo, Coleta seletiva. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo/coleta-seletiva

Meio Ambiente, Gestão do lixo, Aterros sanitários. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo/aterros-sanitarios

O Brasil e os resíduos sólidos. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/item/8574-o-brasil-e-os-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos

Política Nacional dos resíduos sólidos. Disponível em: http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos

Nome: Gustavo Herrmann

Um comentário:

  1. a discussão central da tua postagem é extremamente pertinente, mas o teu texto contém problemas de construção injustificáveis. Veja bem:
    - "é a Lei nº 12.305/10 em 2 de agosto de 2010, que irá instituir a Política Nacional de Resíduos Sólidos". Como que em uma postagem feita em 10/01/2013, você se refere a uma Lei de 2010 dizendo que irá instituir?
    - "Materiais das seletas são comprados por empresas para serem reciclados". Com o termo "seleta", você criou um neologismo para coleta seletiva?
    Além desse, muitos erros de concordância, que você poderia facilmente ter resolvido se tivesse feito uma leitura mais atenta antes de publicar.
    O desconto pelo atraso na postagem será feito no item "pesquisa"!

    ResponderExcluir