18 de jan. de 2013

Impactos Causados pela Extração Mineral ...

Fonte: Google Imagens.
   Segundo a página do Mundo Educação (2012), o Brasil é um imenso território, que possui uma formação rochosa muito antiga ou também conhecida como Pré-Cambriana. Com isso, é privilegiado pela abundância de diferentes tipos minerais. Dentre os minerais existentes pelo Brasil, merecem destaque os metálicos, como ferro, manganês e a bauxita; pois estes, são a base para as indústrias mineradoras. Outro minerais encontram-se presente no país, todavia em menor escala, como é o caso do ouro do cobre e do nióbio.
   Atualmente, a indústria dos minerais, apresenta boa participação para o crescimento do nosso país. Para se ter uma idéia, conforme menciona a página do Mundo Educação (2012), no ano de 2011 a indústria dos minerais apresentou um saldo positivo de US$ 34 bilhões na balança comercial brasileira, ou seja, representando um total de 18% de todos os produtos exportados.
   Como foi citado acima, por o Brasil ser um país rico em recursos minerais, esse fato se torna muito positivo para a nossa economia, todavia se torna negativo em relação à nossa natureza. Pois, a partir do momento em que esse minério é extraído, ele nunca mais será reposto.
   Antes de abordarmos os impactos das extrações, é importante se ter conhecimento de algumas regiões de grande concentração de minérios no Brasil. Abaixo, estão citadas duas grandes regiões de extração mineral do Brasil; uma localizada na Região Sudeste no Estado de Minas Gerais, e outra na Região Centro-Oeste no Estado do Mato Grosso do Sul.

Quadrilátero Ferrífero
Fonte: Google Imagens
   Localiza-se na porção centro-sul do Estado de Minas Gerais, possuindo uma área total de aproximadamente 7.000 Km² e estende-se desde o município de Ouro Preto até a capital Belo Horizonte. É a continuação da Serra do Espinhaço.
   A descoberta do ouro nessa região ocorreu nos fins do século XVII, que em consequência disso, proporciona a criação de importantes cidades mineiras, como Mariana e Ouro Preto.Outra consequência dessa descoberta, foi a vinda de mineradores que habitavam as regiões litorâneas.   Esse fato marcou a migração interna do país.
   Até os dias de hoje, o Quadrilátero Ferrífero continua sendo a região de maior concentração populacional urbana do Estado de Minas Gerais, pois além de ser uma área de fundamental importância para o desenvolvimento econômico estadual, impulsiona o setor industrial, principalmente o segmento siderúrgico.
Essa região destaca-se no cenário nacional pela grande riqueza mineral. Dentre os minérios extraídos do Quadrilátero, estão o ouro, o manganês e o ferro. É o maior produtor nacional de minério de ferro (60% da produção brasileira), que é transportado por ferrovias, até o Porto de Tubarão em Vitória (ES).

Maciço do Urucum
Fonte: Google Imagens.
   Também conhecido como Morro do Urucum, encontra-se localizado na zona rural do município de Corumbá, no Estado do Mato Grosso do Sul. Recebe esse nome devido a coloração avermelhada de suas terras, em virtude da presença de ferro, assemelhando-se muito ao fruto urucum. O Maciço é uma região muito famosa dentro do Estado do Mato Grosso do Sul, em virtude de apresentar a mais culminante formação rochosa do Estado, com altitudes que ultrapassam os 1000 metros.
   Quanto à disposição mineral, o Maciço possui duas grandes reservas minerais: uma de manganês (maior reserva brasileira), onde pode ser extraído aproximadamente 30 milhões de toneladas; e outra de ferro (terceira maior do país).
   O principal problema dessa região, e a distâncias que os separam dos maiores centros industrias brasileiros. Com isso, o destino desses minérios é a exportação para a Argentina, onde o manganês chega após ser transportado pela calha dos Rios Paraguai (Hidrovia do Mercosul) e Paraná.

   Vimos acima, duas importantes regiões do Brasil ricas em minerais a serem explorados. A partir disso, passaremos a analisar os impactos que essas extrações podem causar para a natureza e consequentemente ao homem:

Impactos Ambientais Causados pela Extração Mineral
- alterações dos cursos d'água;
- aumento do teor de material sedimentado em suspensão, podendo causar os assoreamentos;
- desmatamentos;
- descaracterização do relevo;
- formação de cavas;
- assoreamento dos cursos d'água presentes;
- destruição das áreas de preservação permanente (APP's);
- destruição da fauna e da flora;
- alteração do meio atmosférico, através da quantidade de poeira em suspensão no ar;
- alteração dos processos geológicos, como a ocorrência de erosão e formação de voçorocas.

   Vimos ao longo da postagem o quão importante são os minérios presentes no Brasil. Todavia, os interesses econômicos tomam conta desses recursos e são deixados de lado os danos causados à natureza; aliás não ocorre preocupação relacionada a isso. Claro, a extração mineral é muito significativa para a nossa economia, pois além da geração de empregos elevada o PIB do nosso país. Todavia, conforme li em alguns sites e no Blog Biologia Virtual e concordo plenamente com isso, que o principal desafio a ser superado, é explorar esses recursos com sustentabilidade, sem tentar degradar o meio ambiente ou tentar minimizar ao máximo esses impactos. Todavia, para que isso aconteça de verdade é necessário que haja uma conscientização do empreendedor de que é possível à ocorrência de mineração encaixada dentro de um conceito de sustentabilidade onde o mínimo de agressão ao ecossistema e o melhor aproveitamento desses recursos minerais, são a base para se prevenir futuras penalizações dos órgãos competentes; bem como, melhorar o seu desempenho ambiental e garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos!!

   Abaixo deixo a sugestão de um vídeo referente aos recursos minerais do Brasil. Vale a pena conferir!!



Referências

BLOG BIOLOGIA VIRTUAL. Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral. Disponível em: <http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/11/impactos-ambientais-provocados-pela.html/>. Acesso em: 18 jan. de 2013.

BLOG GEOGRAFIA ONLINE.  Dicas do Maciço do Urucum. Disponível em: <http://geografiaonline2012.blogspot.com.br/2012/05/dicas-macico-de-urucum.html/>. Acesso em: 18 jan. de 2013.

BRASIL ESCOLA. Quadrilátero Ferrífero. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/quadrilatero-ferrifero.htm/>. Acesso em: 18 jan. de 2013.

ECOA - RIOS VIVOS. Curiosidades e riquezas da Serra do Urucum. Disponível em: <http://www.riosvivos.org.br/Noticia/Curiosidades+e+riquezas+da+Serra+de+Urucum/3668/>. Acesso em: 18 jan. de 2013.

MUNDO EDUCAÇÃO. Recursos Minerais do Brasil. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/recursos-minerais-brasil.htm/>. Acesso em: 18 jan. de 2013.

YOUTUBE. Vídeo sobre os Recursos Minerais do Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vky6GU0x5hk/>. Acesso em: 18 jan. de 2013.


Daniélli Flores Dias







2 comentários: