16 de jan. de 2013

Crise ou estratégia?

Fonte: http://www.anossaescola.com/cr/AdvHTML_Upload/recenergeticos_3.jpg

Subtendesse que recursos energéticos, são: todos os tipos de recursos que possam criar energia de forma direta ou indireta. Para o desenvolvimento de qualquer sociedade se faz necessários recursos energéticos, que estão principalmente e diretamente ligados a zona industrial da cidade, pois são locais que exigem uma demanda maior.
Atualmente o Brasil tem convivido com a mídia a noticiar sobre uma nova crise energética, os temidos apagões. Que no passado já assombraram alguns brasileiros, ocorreram no ano de 2001 e 2002, devida a falta de planejamento e má administração do governo Federal que estava mais preocupado com a venda da energia. Para se recuperar da crise, os consumidores, a população brasileira, teve que sentir no bolso a alta do preço da energia elétrica.
Fonte: http://info.abril.com.br/images/materias/2012/10/Vela-apagao-20121026170150.jpg



Fonte: rusoares65.pbworks.com
A crise energética pode surgir por inúmeros fatores, esgotamentos dos recursos energéticos da região, infraestrutura defasada que fornece o recurso, o consumo em excesso eu acaba exigindo uma maior demando do determinado recurso, etc..  No Brasil, a crise do apagão gira em torno da possível falta de energia elétrica devida à baixa nos reservatórios e estiagem.
Como medida para contornar esse suposto apagão em 2013 e juntamente com a força midiática dissipando essa notícia constantemente, mascaram através desse terror psicológico a necessidade de construir novas hidrelétricas pelo país. Aumentando mais ainda a capacidade energética do país, que no atual momento já é suficiente.
Uma questão que é gerada pela crise energética é, como é feita a gestão dos supostos recursos. Podemos analisar que a má administração deles gera crise na sociedade. E necessitando ainda salientar, que os recursos podem se extinguir, petróleo, carvão, entre outros minerais etc., o seu uso incontrolável e de forma soberba, irá trazer mudanças sociais e estruturais no mundo.
Partindo do principio que as nações já tenham a noção sobre a futura extinção de alguns recursos energéticos, há necessidade de se descobrir outras formas de produção de energia e quê, não degradem de forma destrutiva o meio ambiente. Respeitando-o e mantendo um equilíbrio de convivência entre meio ambiente e homem.


Referências:

Poupa dinheiro salva planeta webnode. CRISE ENERGETICA. Disponível em: http://poupa-dinheiro-salva-planeta.webnode.pt/a-economia/crise-energetica/

Luiz Augusto Passos. CRISE ENRGÉTICA E PERSPECTIVAS. Heitor Scalambrini Costa. Disponível em: http://luizaugustopassos.com.br/crise-energetica-e-perspectivas/

Isa Utl. GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS. Disponível em: http://www.isa.utl.pt/home/node/2089


Nome: Gustavo Herrmann 

Um comentário:

  1. O argumento está legal, mas senti falta de alguns dados concretos que pudessem dar mais suporte à tua análise!
    Haverá um desconto no item "recursos", pelo atraso da postagem!

    ResponderExcluir