15 de dez. de 2012

Problemas sociais e ambientais das áreas urbanas.


                                                                                              
                No território brasileiro, houve grandes transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais no decorrer dos tempos, sendo de grande impacto para esse processo a industrialização. A mesma gerou o acelerado processo de urbanização, e com isso a criação dos grandes centros urbanos, associada com a falta de planejamento urbano e as ocupações irregulares e desorganizadas, originou vários problemas socioambientais, gerando uma precária qualidade de vida urbana e ambiental.
O espaço urbano foi sendo configurado pela sociedade. Os problemas ambientais urbanos que foram surgindo, estão na maioria relacionados com a decorrência de fatores econômicos, aumentando-se assim, a degradação e transformação dos recursos naturais, motivados pela produção de capital, geração de renda, locais para moradia, e para isso utilizam recursos vindos da natureza; junto com os benefícios econômicos, vêem à tona os prejuízos para a natureza, provocando desequilíbrio nos ecossistemas e ambientes urbanos, pela falta de preocupação, preservação e valorização ambiental, tudo isso ocorre por falta de planejamento e gestão pública, além da conscientização e educação da população.
São muitos os problemas sociais e ambientais encontrados dentro de uma área urbana que comprometem o meio ambiente, com a degradação e alteração do mesmo, as decorrer do texto citarei alguns mais importantes.
O lixo sempre foi um problema de difícil solução, a sua produção está sempre aumentando, é uma das principais fontes de degradação ambiental, grande parte tem destino incorreto, sendo acumulados nas ruas, terrenos vazios, levados pela água. A produção descontrolada de resíduos sólidos contamina os lençóis freáticos, aumenta a proliferação de doenças, causa poluição visual. Altera diretamente as características naturais do solo, mudando sua estrutura física, desses processos são originados fenômenos naturais como inundações, que apesar de serem naturais, são causas provocadas pela ação humana; ou de atividades humanas como a ocupação inadequada. A contaminação do solo pelo lixo, tanto orgânico como inorgânico, de uma forma ou de outra retornaram ao corpo humano, sendo por respiração de poeira, água contaminada, alimentos produzidos sob as condições de água e solo contaminado.
A falta de saneamento básico é outra causa impactante, além de ser muito prejudicial à saúde. Mesmo sendo um serviço essencial, para higiene e saúde, não é um bem disponibilizado para toda a população, ou melhor, disponibilizado para poucas pessoas.
 Em muitas cidades, os rios e cursos d’água são transformados em verdadeiros esgotos a céu aberto, onde os resíduos são lançados diretamente, sem qualquer tipo de tratamento, abalando os ecossistemas; além de poluírem a rede hidrográfica, e ser prejudicial à saúde humana, também são altamente danosos a vida da fauna e a flora.
O fornecimento de água potável está comprometido, pela contaminação sem limite dos recursos hídricos.
A poluição do ar, gerada principalmente das queimas de combustíveis fósseis como carvão mineral, gasolina, diesel lança na atmosfera uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono. Esse processo gera diversos problemas, na saúde humana as doenças respiratórias. Essa poluição gera as chuvas ácidas, onde a acidez da água é alterada, provocando diversos problemas no meio, como a morte de plantas e animais, corrói carros e monumentos.
No clima urbano, há a formação das ilhas de calor, sendo o aquecimento da temperatura da região motivada pelos asfaltos, concretos, grande quantidade de prédios e poluição. E a inversão térmica, que é uma alteração na circulação do ar em determinadas superfícies, que impede que os poluentes que foram liberados sejam dispersos.
Sendo esses apenas alguns problemas ambientais e sociais enfrentados nas zonas urbanas. Algumas cidades brasileiras estão em estado caótico, o trânsito sofre constantes congestionamentos, cidades superlotadas e sujas, falta de áreas verdes e de lazer, enfim cidades ruins de viver.
A questão dos problemas da sociedade e do ambiente requer a aplicação de legislações, fiscalização e regulamentações mais rígidas; uma maior preocupação por parte de poder público e de toda a população. Não temos mais como reverter todo esse impacto que causamos na nossa ambiência, o que se pode fazer é tentar melhor e amenizar essa situação com uma eficiente gestão, planejamento e políticas pública, além da conscientização por parte da população, garantindo assim, uma maior qualidade de vida para a população e meio ambiente.
As atitudes mais simples podem evitar uma série de problemas. O que se tem hoje de problemas socioambientais nas áreas urbanas não é nada mais do que conseqüência dos atos das pessoas.

Abaixo, deixo a sugestão de dois vídeos que trazem a questão dos impactos socioambientais, eles mostram problemas além dos que citei ao decorrer do texto. Vale à pena conferir. 
  Problemas
             http://www.youtube.com/watch?v=K_xbbzVuwDg

                        Problemas Ambientais urbanos II.mpg

Referências Bibliográficas:

Blog profgeomarciobezerra. Os Problemas Sócio-Ambientais Urbanos. Disponível em: <http:// profgeomarciobezerra.blogspot.com.br/2008/05/os-problemas-scio-ambientais-urbanos.html >. Acesso em: 14 dez. de 2012.

Esse tal meio ambiente. Alguns problemas ambientais urbanos. Disponível em: <http:// essetalmeioambiente.com/alguns-problemas-ambientais-urbanos/ >. Acesso em: 13 dez. de 2012.

Postado por: Helena Maria Beling.



11 comentários: